.posts recentes

. Boa sorte a todos!

. ETAPAS do nosso projecto

. Museu da pesca

. ...

. ...

. Quiosque "Mondrian in the...

. Auditório Mondrian

. Vamos ao trabalho!

. ...

. Freguesia de Santa Clara ...

. Plano de desenvolvimento ...

. Primeiras visões de traba...

. ...

. Quem foi Piet Mondrian?

. Bem vindos ao nosso blog!

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

Quinta-feira, 6 de Março de 2008

Primeiras visões de trabalho e propostas de trabalho

  A fregusia de Santa Clara, criada em julho de 2002 por dividão da freguesia de São Sebastião.Tem uma área total de 2,3 Km2 e tem um índice populacional de 1956 habitantes por km2 onde as faicas etárias variam maioritariamete entre os 20 e 65 anos de idade.

A área escolhida para intervenção no âmbito do concurso Cidades Criativas engloba as ruas 1ª de Santa Clara, rua Teófilo Braga, avenida Kope e a rua Engenheiro Abel Ferin Coutinho. 

 

  • Imagem de satélite

Imagem de satélite

 

   
 
   Após uma visita pelo local constatamos que as rua não seguras para os peões que por ali passam diariamente porque os passeios são muito estreitos, situação que se agrava em algumas vias porque os poucos que existem são ocupados pelos carros, obrigando os peões a circularem pelas ruas.

  A sua proximidade do mar provoca um grau elevado de salinidade, e ventos fortes que causam degradação das estruturas em ferro das casas e da vegetação local tornando-a numa zona árida e sem protecção contra o sol.


  Em relação às infraestruturas tecnológicas, existem naquela zona um parque de máquinas da Junta Autónoma dos Portos, os depósitos de combustível da BENCON, as instalações da cooperativa de pesca Porto de Abrigo, as instalações da Lotaçor e uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR).

 

  • Imagem do PDM

 Imagem do PDM

 

  • Objectivos do grupo

   O nosso objectivo é reabilitar esta zona da cidade de modo a que se adapte á inovação e desenvolvimento que se vive actualmente em Ponta Delgada. Já agora é de salientar que esta zona está fora do Plano de Pormenor de Salva Guarda da Zona Histórica de Ponta Delgada (PPZHPD), ou seja, pode ser reedificada.
  Propomos então que se edifique determinadas infra-estruturas que irão proporcionar dinâmica cultural, social e económica naquela área. Nesse aspecto já temos em vista um auditório, linha de restaurantes de cozinha internacional, uma zona comercial que, atendendo ás características sociais é imperativa, pois actualmente naquela zona existem apenas dois mini mercados.

  Surgimos também a implementação de uma zona verde, onde se poderá encontrar um parque infantil, um quiosque de apoio aos transeuntes e um parque de estacionamento.

  Um outro aspecto a considerar são os depósitos da BENCON que pretendemos retirar daquele local pois, para além de esteticamente prejudicar a vista para o mar, também apresentam um risco para os habitantes locais, tais como poluição marítima e atmosférica que provocam causando náuseas, mal estar e dores de cabeça  nos habitantes locais.

   Na nossa proposta para a intervenção da área delimitada para o concurso das Cidades Criativas, vamos inspirar-nos numa fusão da arquitectura regional mas com uma perspectiva neoplástica do artista Piet Mondrian.

   Em relação à reorganização do território, propomos um alargamento das vias de circulação, atendendo as características do artista, sugerimos que estas fiquem todas paralelas e perpendiculares dando uma alusão a Composition.

 


publicado por grupomondrian às 17:50
link do post | comentar | favorito
|

.Mondrian

.pesquisar

 

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
27
28
29
30
31

.Quiosque "Mondrian in the garden"


- The most popular videos are a click away

.Mondrianimation

blogs SAPO

.subscrever feeds