.posts recentes

. Boa sorte a todos!

. ETAPAS do nosso projecto

. Museu da pesca

. ...

. ...

. Quiosque "Mondrian in the...

. Auditório Mondrian

. Vamos ao trabalho!

. ...

. Freguesia de Santa Clara ...

. Plano de desenvolvimento ...

. Primeiras visões de traba...

. ...

. Quem foi Piet Mondrian?

. Bem vindos ao nosso blog!

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

Segunda-feira, 10 de Março de 2008

Quiosque "Mondrian in the garden"

Uma vez que é necessário a criação de infra-estruturas para serem implementadas na zona de Santa Clara depois de esta ser reebilitada, o nosso grupo começou a trabalhar na disciplina de oficina de Artes para a criação destas mesmas.

Assim sendo, começamos por edificar um quiosque que futuramente servirá de apoio a todos os que passarem por aquela zona.

  • Estilos em que nos baseamos

 

 Uma vez que queríamos que o nosso trabalho tivesse uma estética simples, harmoniosa e ao mesmo tempo contemporânea, baseamo-nos no trabalho de Piet Mondrian, mais precisamente o quadro Composition de 1925. Uma das fortes marcas da nossa inspiração em Mondrian é o painel que reveste uma das paredes laterais do quiosque e que é uma alusão ao quadro em questão, bem como os revestimentos das paredes com as cores correspondentes às cores usadas por Mondrian.

  • Fases de construção

 O trabalho foi desenvolvido durante as aulas de Oficina de Artes.  Primeiramente, houve necessidade de escolher o tipo de projecto e o que iríamos executar. Chegamos assim ao consenso que iríamos executar um quiosque composto por duas áreas distintas: o quiosque, onde poderão ser adquiridos todo o tipo de meios de artigos de imprensa e um café com a sua respectiva esplanada. De seguida, realizaram-se esboços com várias propostas do trabalho final bem como o seu estudo de cor e respectivos estudos de volume. Passadas todas essas tarefas, passamos à construção da maqueta.

  • Estudo das cores

Como o nosso trabalho é inspirado em Mondrian, todos as cores predominantes na maqueta são as utilizadas pelo artista em questão.

 

As cores utilizadas são as cores primárias, bem como o preto e o branco.

 Na nossa maqueta, estas podem ser encontradas nos seguintes locais:

 

  • Preto (chão e parede lateral do quiosque)
  • Vermelho (paredes laterais e do fundo)
  • Azul (tecto e balcão do quiosque)
  • Amarelo (madeira)
  • Branco (padrão de Mondrian em cromado na parede lateral do quiosque e faixas das janelas e vitrais)
  • Materiais utilizados

 Na construção da maqueta utilizamos materiais como k-line, por ser o mais indicado para requerido trabalho, recorremos ainda a um revestimento das paredes com papel cromado brilhante, quer por uma questão de estética, quer para haver uma ligação com as cores usadas por Mondrian, usamos madeira para revestir o chão do quiosque que por sua vez apela ao amarelo.

 

 O uso da pedra de basalto na nossa maqueta é uma referência ao chão da praça onde o quiosque se insere e é ainda uma alusão ao preto presente nos trabalhos de Mondrian. Para o tecto, utilizamos policarbonato alveolar, que é um material que absorve o calor e não o deixa que este trespasse no interior do esplanada do quiosque. Por uma questão de estética, este for revestido por papel cromado brilhante azul.

publicado por grupomondrian às 23:21
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:

Comentar post

.Mondrian

.pesquisar

 

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
27
28
29
30
31

.Quiosque "Mondrian in the garden"


- The most popular videos are a click away

.Mondrianimation

blogs SAPO

.subscrever feeds