.posts recentes

. Boa sorte a todos!

. ETAPAS do nosso projecto

. Museu da pesca

. ...

. ...

. Quiosque "Mondrian in the...

. Auditório Mondrian

. Vamos ao trabalho!

. ...

. Freguesia de Santa Clara ...

. Plano de desenvolvimento ...

. Primeiras visões de traba...

. ...

. Quem foi Piet Mondrian?

. Bem vindos ao nosso blog!

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

Segunda-feira, 26 de Maio de 2008

ETAPAS do nosso projecto

 

 
Ao longo do trabalho que estamos a desenvolver desde Janeiro do decorrente ano, o nosso projecto sofreu inúmeras alterações.
 
Adicionámos, removemos, tiramos, voltamos a por, enfim algo que já estávamos à espera pois um projecto de urbanismo não é uma coisa fácil e estão sempre a aparecer inúmeros problemas e pormenores que precisam ser tratados.
 
No entanto é este desafio que nos entusiasma e faz com que este tenha sido um projecto muito interessante e estimulante para nós, jovens estudantes.
 
 Numa primeira fase recolhemos informações sobre as condições do local: sociais, económicas, tecnológicas, culturais, entre outras. Concluímos que era uma área que passara ao lado das intervenções que a Cidade de Ponta Delgada tem sido alvo, apesar de se localizar geograficamente muito próximo do centro Histórico da cidade. Aliás, a zona em questão apresentava inúmeros problemas nos campos que já referimos, bem como questões de falta de segurança lógica urbanística.
 
 Em suma, é um local com imenso potencial, que de momento se encontra muito desaproveitado.
 
O nosso projecto consiste numa remodelação praticamente completa do espaço, que disponha aos habitantes de Ponta Delgada vários pontos de interesse.
 
Assim, criamos para aquela zona diversas infra-estruturas que visam a desenvolver a referida área, como por exemplo o Oceanário, o Museu da Pesca e o Auditório – que têm o especial intuito de proporcionar eventos culturais e sociais. Resolvemos o gravíssimo problema de saúde que os depósitos de combustível da BENCOM provocavam nos habitantes, criámos um bairro e um bloco de apartamentos para realojar as pessoas que sofreram o transtorno de serem expulsas das suas propriedades e organizamos melhor o território com a disposição destas habitações, para além de melhorarmos a estética das habitações que não apresentavam interesse nenhum em termos de arquitectura e ainda tentamos incutir nos seus habitantes o hábito de preservar o meio ambiente com a prática da reciclagem de materiais e ainda pela facto de todas as moradias serem abastecidas com energias produzíveis através das energias renováveis, cuja localização geográfica da cidade é muito favorável.
 
Resolvemos outro problema que causava vários transtornos na população local –   a segurança.
 
Os passeios estreitos e a falta de locais próprios para estacionamento deixaram de ser uma questão de graves proporções com o alargamento das vias de trânsito, dos passeios e da implementação do parque de estacionamento.
 
Com a criação da Marina dedicada à pesca proporcionamos mais um apoio à economia local.
 
Toda a nossa área de intervenção é uma zona árida, com poucas árvores, zonas verdes e locais para as crianças brincarem.
 
Ora, no nosso projecto abundam as zonas verdes e espaços recreativos, algo que também consideramos muito importante.
 
Em título de conclusão, este foi um trabalho que nos permitiu alertar para certos problemas que antes não nos apercebíamos, abriu-nos os olhos para uma nova realidade em que pudemos ver o quanto ainda podemos contribuir para fazer do mundo um sítio melhor, mesmo que para isso tenhamos de começar por uma pequena área na nossa Cidade.
 
A nosso ver, a participação da nossa turma no Projecto CIDADES CRIATIVAS, foi muito positiva, pois permitiu que promovêssemos não só um projecto arquitectónico, que para muitos de nós tem um pouco a ver com as nossas actividades laborais futuras, bem como despertou em nós o verdadeiro espírito de companheirismo e dedicação são as palavras-chaves para a concretização de um grande projecto.
publicado por grupomondrian às 14:31
link do post | comentar | favorito
|

.Mondrian

.pesquisar

 

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
27
28
29
30
31

.Quiosque "Mondrian in the garden"


- The most popular videos are a click away

.Mondrianimation

blogs SAPO

.subscrever feeds